sábado, 27 de março de 2010

Dia 122 - Filme 160


'Desprezo' trabalha a visão de Fritz Lang sobre 'A Odisséia', de Homero, e é um filme fantástico. A fotografia em cima de Brigitte Bardot, tratando-a como uma verdadeira estátua grega, é fabulosa! Aliás, o filme é fabuloso.
Eu o assisti na segunda aula do curso 'Diálogos na Tela' - que eu já recomendei aqui umas duas vezes - e aconselho todo mundo a procurar por aí e assistir!
Tem uma passagem muito interessante e marcante no filme que eu consegui catar pelo Google e deixarei aqui:
«Se calhar Ulisses já estava farto dela e por isso partiu para a Guerra de Tróia.
Se calhar aqueles dez anos de viagem incessante foram necessários.
Se calhar ela fez com que Penélope deixasse de amá-lo.
Se calhar ela foi-lhe infiel e cresceu nela o desprezo que o amor finito origina. E a única maneira de reconquistar essa mulher perdida é matar os pretendentes, mostrar um pouco de sacrifício. Mas a morte não resolve um amor perdido: se eu mato a minha mulher porque ela me traiu, eu perco-a para sempre, perco o meu grande amor. Se mato o homem que ela ama, ela vai odiar-me para todo o sempre. Tê-la-ei perdido das duas maneiras.
A morte não me soluciona nada.»

Boa pipoca!

2 comentários:

  1. AMO seu blog, li ele desde o começo até agora, e desde então venho assistido MUITOS filmes mesmo que vc tem postado por aqui.
    tomara que vc consiga ver os 500 filmes até a data estipulada hehe.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Paulo, são esses comentários que me dão força de vontade para assistir os 500! Fico realmente feliz de saber que, além de me divertir com o projeto, estou ajudando outras pessoas a acharem bons filmes perdidos por aí :)

    ResponderExcluir