quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dia 43 - Filme 63


"Em 1969, o animador de Nova Iorque Ralph Bakshi procurava produzir filmes que fossem diferentes dos convencionais lançados pela the Walt Disney Company, que incluissem temas políticos e sociais. Bakshi levou Heavy Traffic para o produtor Steve Krantz, que sentiu que teria dificuldades em obter financiamento com aquele tipo de conteúdo, além da pouca experiência de Bakshi como diretor de animação. Ao passar por uma livraria em St. Mark's Place (Manhattan), Bakshi viu um exemplar de R. Crumb's Fritz the Cat. Impressionado com o estilo satírico de Crumb, Bakshi comprou o livro e sugeriu a Krantz que deveriam filmar aquele material. Krantz concordou em se encontrar com Crumb. Bakshi também procurou preparar seu próprio trabalho para mostrar que seria capaz de adaptar os desenhos para a animação. Crumb foi convencido a colaborar e enviou um de seus desenhos como referência.

Contudo, Crumb estava inseguro com a produção do filme que já estava em andamento e recusou-se a assinar o contrato. O artista Vaughn Bodé alertara Bakshi sobre Crumb, considerando-o problemático. Bakshi depois concordaria com a opinião de Bodé. Krantz enviou Bakshi para São Francisco, onde Bakshi ficou com Crumb e sua esposa, Dana, tentando persuadi-lo a enfim apôr a sua assinatura no contrato. Após uma semana, Crumb o deixou, deixando a produção do filme com o rumo incerto. Duas semanas depois que Bakshi retornara de Nova Iorque, Krantz entrou em seu escritório e falou para Bakshi que ele tinha conseguido os direitos do filme porque Dana fora autorizada pelos advogados e assinara o contrato. Crumb recebeu 50.000 dólares.

Robert Crumb viu o filme pela primeira vez em fevereiro de 1972, durante uma visita à Los Angeles em companhia de seus amigos artistas do underground Spain Rodriguez, S. Clay Wilson, Robert Williams e Rick Griffin. Crumb não gostou, pois haviam diálogos que não estavam nas tiras, além de uma atitude sexual que ele não compactuava

Fritz the Cat foi o primeiro filme de animação a ser classificado com o código X da MPAA. Steve Krantz comentou que o lançamento do filme foi adiado e 30 jornais americanos recusaram-se a dar publicidade ao mesmo.

O filme foi relançado em 12 de abril de 1972, abrindo em Hollywood e Washington, D.C. Com grande bilheteria, se tornaria a produção animada independente mais bem-sucedida de todos os tempos. O filme aumentou a fama de Crumb como artista marginal e de underground. Após o filme, The People's Comics publicou a história "Fritz the Cat 'Superstar'", na qual Crumb satirizava Bakshi e Krantz, desenhando Fritz em conferência para uma sequência fictícia chamada Fritz Goes to India. A tira acaba com Fritz assassinado por uma neurótica ex-namorada, que usou um fura-gelo em fúria contra o sexismo de Fritz. Em 1974, Krantz produziu a sequência The Nine Lives of Fritz the Cat, sem a participação de Bakshi ou Crumb."

(fonte: Wikipédia)

Ótima animação para adultos, tô tentando achar o 'The Nine Lives of Fritz the Cat', mas só achei um torrent que infelizmente estava sem seeds :/

Para quem não conhece Crumb, recomendo que leia aqui.

Boa pipoca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário